Um blog que defende o ambiente, mas não demasiado. Um meio termo. Venham e ajudem-nos a crescer.
Pesquisa
terça-feira, 23 de dezembro de 2014
A Reforma do Ecologia
Não tenho muito tempo para postar e então percebi que mais valia desistir deste blog. Mas recebi uma proposta de um indivíduo que me permitiu ser autor no blog dele, que vai ser lançado em janeiro. Postarei o nome do blog aqui quando ele estiver pronto e, seremos uma parceria!
quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
Petróleo em Queda
Houve algo que eu não consegui parar de reparar o petróleo está com tendência para cair na bolsa. Hoje já caiu 2,83% desde que entrou na bolsa. Nos programas que eu consultei diz que a é possível perder a totalidade do valor investido em ações de empresas de petróleo (nível 4 em 5). O custo do petróleo nas gasolineiras também está a cair, mas por razões diferentes. Esta tendência é curiosa. Eu não sou perito em investimentos, nem sequer sou investidor, mas quer por uma questão ideológica, quanto mais desvalorizar o petróleo melhor me sinto, quer por questões monetárias, o valor das ações está a cair a pique, eu não compraria uma única ação de empresas petrolíferas. É um investimento arriscado. Quem estiver a ler isto e for investidor não compre uma única ação petrolífera. Ou venda as que tem. Pode ser que o valor caia ainda mais e que o mundo desista finalmente desta maldita fonte energética.
Procuro Autores
Bom dia a todos. Até agora tenho publicado o máximo que posso, mas terei de reduzir o caudal de publicações, porque vou ter algum trabalho pela frente. Por isso procuro alguém que possa publicar alguns posts enquanto eu não puder. Mandem a confirmação para o meu e-mail.
Petróleo e Gás Natural (artigo teórico e completo)
Quando matéria orgânica (plâncton) morre e cai no fundo no oceano, começa a formação do petróleo. Os sedimentos que caem no fundo do mar enterram o petróleo e, sobre a ação de bactérias formam-se hidrocarbonetos. Com o tempo eles ficam retidos em rochas reservatório e aí fica acumulado petróleo e gás natural.
Quando os navios ou qualquer outro mecanismo faz o petróleo ascender à superfície, ele tem de ser tratado para ser usado como combustível. Para isso usa-se a destilação fracionada. Assim cria-se o petróleo/gás que é usado nos aviões, no carro, no esquentador...
As reservas de petróleo um dia esgotar-se-ão, é como uma bomba relógio. Para além disso, na refinaria e ao ser usado, liberta quantidades maciças de CO2 para o ar, causando por exemplo o efeito estufa.
Energia Hidraulica- vantagens e desvantagens
A Energia Hidraulica produz energia de uma forma renovável, enquanto houve barragem e rio há energia. No entanto, ao passarem pelos canais por onde a energia é produzida, os peixes morrem nas turbinas. Para além disso, a água do rio fica retida atrás da barragem, mudando o caudal do rio. Por vezes pode acontecer a barragem rebentar por excesso de água.
O Lobo Ibérico é uma animal exclusivo da Península Ibérica. Menos raro que o lince, já a ocupou toda mas a destruição de habitat e a caça reduziram o território habitado por ele a um quadrado no noroeste da Península. Como todos os lobos, vivem em alcateias e protegem-se uns aos outros. As alcateias têm entre 3 a 10 lobos. Há um casal alfa reprodutor, alguns elementos adultos e as crias do ano. Eles reproduzem-se no início da primavera e após dois meses de gestação, nascem as crias. Elas vão com a mãe para uma área protegida e o resto da alcateia leva-lhes comida. Poucos meses depois saem da área de criação e acompanham o resto da alcateia nas caçadas. Aos 2 anos são considerados adultos e aos 10 velhos, embora vivam 17 em cativeiro.
Shangai Center Tower
A Shangai Center Tower começará a ser construída em breve e será, para além de uma alta torre no centro de Shangai, um prédio ecológico. Começou a ser construído em dezembro de 2008 está na sua fase final de construção, devendo ser inaugurado em 2015. O último piso foi construído em 3 de agosto deste ano e é, por agora, o prédio mais alto da China e o segundo maior do mundo, mas deixará de ser com a conclusão de outro edifício, o Ping An Finance Centre, também na China. O desenho da fachada de vidro é capaz de reduzir as cargas de vento sobre o edifício em 24%, o que significa que menos materiais serão gastos na sua construção, turbinas eólicas geraram energia e um mecanismo recolherá água da chuva para o condicionamento da torre de ar e sistemas de aquecimento. Terá ainda átrios jardinados.
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
Parques eólicos construídos de forma duvidosa
Segundo o EcoTretas vários parques eólicos foram construídos em locais onde arderam florestas, devido à necessidade de campos sem qualquer vegetação para melhor aproveitar o vento. Este cenário é muito preocupante, pois se andarem a aproveitar fogos para construir parques eólicos... quem nos garante que não foi o governo a encomendar o fogo... Sou um pouco cético em relação a fogos encomendados pelo governo para construir parques eólicos, mas temos sempre de equacionar essa hipótese. Nunca se sabe...
Libertação de linces ibéricos na natureza
Os linces ibéricos são um tipo de lince exclusivo da península Ibérica. Antes habitavam as regiões assinaladas a verde no mapa. Agora, estão quase extintos e não há nenhum espécime livre em Portugal, só na Espanha. Apareceu hoje no telejornal a notícia da libertação de espécimes na Espanha, mas, mais importante, em Portugal também. Libertaram espécimes numa zona cercada, controlável. Aí alguns agentes florestais vão ver se os animais estão prontos para a vida na natureza e se é saudável para eles libertá-los (mas eu acho que nem valia a pena passar por essa fase, eles não vão tirar a alegria ao povo). É um passo em frente em direção do retorno dos linces a Portugal! Mas nem todos partilham a minha felicidade. Os caçadores e os proprietários de gado por exemplo. Quem gostará de ser proibido de caçar ou de matar um caçador de gado? Só espero que não façam nada estúpido.
Tipos de painéis solares fotovoltaicos
Os painéis solares podem ser fixos ou moveis. Os fixos, como o nome indica, não saem do local onde foram instalados, que pode ser um telhado, uma parede... Como não se movem apenas aproveitam ao máximo a energia vinda do Sol durante um pequeno período de tempo. Os sistemas solares móveis podem-se mover e aproveita-se ao máximo a energia solar se quiserem. Podem-se girar, mover ao longo das estações do ano, mudar de sítio quando dá mais jeito. Mas dá trabalho movê-los. São um pouco pesados. E podem-se estragar ao serem movidos.
A microgeração
A microgeração é a venda de energia doméstica à rede pública. Já falei do que é a energia eólica, solar e hidráulica. Assim também posso falar de tudo o que tiver a ver com a microgeração. Quem tive algo que forneça energia renovável em casa, quer ela seja solar, eólica, hidráulica (não é necessariamente uma barragem, pode ser uma turbina em qualquer sítio por onde passe água), biomassa... o que quiserem. É uma tentativa de melhorar o aspeto dos gráficos da energia, ao aparecerem mais renováveis sem terem de construir centrais.Mas também de fazerem as pessoas pensar que apoiam as energias renováveis, não que seja mentira. Muitos blogs criticam tudo por criticar, só por criticar. Eu concordo com a microgeração. Desde que as pessoas não invistam tudo o que têm para ser "produtoras de energia".
Ideia EcoTretas
O blog EcoTretas, que eu seguia, tinha uma ideia ótima. A ideia é reduzir a potência do contador. É grátis e faz as empresas que nos vendem a eletividade perder uma parte do dinheiro de uma taxa especial sobre a potência do contador. A redução do consumo não basta, é preciso cortar noutros sítios. Não se pode reduzir muito, pois se o contador não aguentar os eletrodomésticos que estejam a gastar energia, a luz vai abaixo. Mas se reduzirem um pouco, poupam na fatura e quem perde é a empresa. Logo isto também é um modo de fazer pressão. Adiram a esta ideia. A redução da potência do contador é grátis.
Uma nova ideia de Energia Solar
A Utilização da Energia Hidráulica em Portugal e no Brasil (artigo teórico)
Animais raros e estranhos (mas não os mais feios
A Energia Hidráulica (artigo teórico)
A Energia Hidráulica é produzida em barragens que são construídas em rios. A água passa por canais que têm turbinas, que são acionadas e produzem energia. As barragens são construídas em cada canto do mundo. Todo o planeta Terra tem barragens e vive da energia produzida por elas. A seguir ao petróleo, ao carvão e ao gás natural é a energia mais usada no planeta. Tem imensas desvantagens e vantagens, imensos apoiantes, mas também há muita gente que não morre de amores por ela. É a energia renovável por excelência e a mais usada pelos governos.
A Energia do Brasil
O Brasil investiu na energia renovável, ao contrário do que eu pensava. Não descobri essa informação primeiro porque os jornais remam no sentido da corrente, que é a oposição a Dilma, sobre qualquer pretexto. Isso inclui abafar o ela fez de bom. Não sou perito em política, mas sei ler um gráfico. E embora esteja feito um pouco a favorecer o Brasil, pois compara termos de 2005 e 2007, mostra que o Brasil até investe na energia renovável, apesar de tudo.
O gráfico foi feito pelo ministério da energia e das minas, talvez os ministérios sejam os únicos a defenderem-se. Acho a atitude dos jornais desprezível.
ideias importadas EDP
Nota.:Atenção isto não é qualquer tipo de publicidade! Não vou publicar uma informação com gráficos de um site sem o referir como é óbvio. Só estarão incluídas informações portuguesas porque a EDP é exclusivamente portuguesa.
- As Alterações Climáticas (e claro o papel português)
- As alternativas ao carvão e derivados do petróleo
Aqui acima estão representadas as origens das energias. De um lado as renováveis e do outro as fosseis.
As fontes de energia renováveis são inesgotáveis, mas nem por isso não poluentes. De qualquer maneira poluem muito menos que as fosseis, embora sejam mais caras. Ao lado estão registadas as características de cada uma.
As fontes de energia fosseis um dia acabarão por se esgotar. Poluem muito, sendo a menos poluente o gás natural. Nelas assenta a economia e a energia mundial, sendo muito importante inverter esta tendência.
No entanto, destas fontes de energia completamente diferentes, por muito que se aproveite, há sempre uma parte dela perdida e outra desperdiçada pelos consumidores. Por isso é importante aproveitar a energia o melhor possível.
- O Protocolo de Quioto
O Protocolo de Quioto foi um acordo assinado pelos países do mundo, como os da UE. O esforço é repartido e adequado à economia de cada país, por isso o esforço português não é o mesmo do alemão.
No gráfico Portugal parece o país que mais esforço fará... Portugal concordou em reduzir as emissões de GEE em 27% e em 2003 este acordo não foi cumprido por nós. Excedemos em 9% as emissões acordadas e isso não se deve repetir. Devemos ter mais cuidado.
Subscrever:
Mensagens (Atom)